December, 2 - 4, 2015 Florianópolis - Brazil

 

Lecturers

 

Paulo César Côrtes Corsi

 

Paulo César Côrtes Corsi – President of São Francisco do Sul Port, since January 2007 (Santa Catarina - Brazil). Degree in Electronic Engineering at Universidade Mackensie – SP. Post graduation by Escola de Empresas de São Paulo – FGV/EAESP. MBA in Transportation Planning by Turin Business School – EAT / Italy (1985) – Port Management - Rotterdam Port - Access Channel - Antwerp Port. He has worked for 21 years in the port sector, having held executive positions in national renowned companies, especially Imbituba Port – SC (General Director); Terminal Babitonga S. A – SC (Superintendent Director); EADI Portobello – SC (Superintendent Director); São Sebastião Port – SP (General Directo); Ministry of Transport – DF (Logistics Director); CMTC – SP (Planning and Administration Director) and São Paulo Subway – SP (Development Engineering). Professor and Keynote speaker for Logistics and Transport area.

 

Luis Rogerio Pupo Gonçalves

 

Luis Rogerio Pupo Gonçalves - President of SCPAR Imbituba Port, since December 2012 (Santa Catarina - Brazil). Degree in Architecture by Universidade Estadual Paulista – UNESP/SP. Has expertise in Urban and Environmental Engineering by FURB - SC and Master's degree in Infrastructure and Road Management by Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2003). He has held positions of Director for Portinvest; Project and Fundraising Officer and Transport Director (SC's Infrastructure Secretariat); Chief Executive Officer of the Institute of Research and Urban Planning for Joinville; Coordinator of Architecture and Urbanism Programs at Sociesc/Joinville; Professor of UFSC, UDESC, FURB and Sociesc.

 

Fernando Seabra

 

Fernando Seabra - He graduated in Economics at Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982), Master's degree in Rural Economics at Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985) and Doctorate in Economics - University of Essex / England (1994). He is currently a professor at Universidade Federal de Santa Catarina, Department of Economics, Graduate and Postgraduate Programs (Master's / Doctor's degree). His preferred areas for research are international economics and integration, foreign investment (direct and portfolio), international finances, foreign trade and logistics, transport economy. He is also a researcher for LabTrans - Transport and Logistics Laboratory at the Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

 

Rui Carlos Botter

 

Rui Carlos Botter - Graduado em Engenharia Naval-USP (1980), graduado em Direito - Faculdades Metropolitanas Unidas (1981), mestrado em Engenharia Naval e Oceânica pela Universidade de São Paulo (1985), doutorado em Engenharia Naval e Oceânica pela Universidade de São Paulo (1992), livre-docência em Transportes Marítimo e Fluvial, Planejamento Portuário e Logística (2002). Em outubro de 2006 por meio de Concurso Público tornou-se Professor Titular da Escola Politécnica da USP na área de Transportes e Logística. Atualmente é pesquisador da Universidade de São Paulo e bolsista CNPq a partir de 2013 em Desenvolvimento Tecnológico e Industrial - DTI-A. Ex-Presidente do Instituto Panamericano de Engenharia Naval para a gestão 2006/2007, Professor de cursos de atualização/especialização da USP,professor no PNV-EPUSP, membro titular do CT-Aquaviário  entre 2009 e 2011, membro acadêmico convidado da Diretoria de Infraestrutura da FIESP. Tem experiência na área de Engenharia Naval e Oceânica, com ênfase em logística, simulação, transporte marítimo, sistemas portuários, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem de Sistemas Logísticos Complexos, Planejamento e Gestão de Sistemas Logísticos. Pesquisador do CILIP – Centro de Inovação em Logística e Infraestrutura Portuária.

 

Vitor R. Caldeirinha

 

Vitor R. Caldeirinha - É Licenciado em Economia, Pós–Graduado em Gestão do Transporte Marítimo e Gestão Portuária, Mestre em Gestão/MBA, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade  de Lisboa - UL, é ainda, Doutorado em Gestão Portuária na Universidade de Évora. Está ligado à atividade portuária desde 1994, na APSS - Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, foi Chefe da Divisão de Planeamento e Desenvolvimento e Diretor Comercial e de Marketing, em 2001 e 2002, foi Diretor Comercial na APL - Administração do Porto de Lisboa, era, desde 2005, Diretor de Desenvolvimento Estratégico e Logístico da APSS. Atualmente é Presidente da Autoridade Portuária de Setúbal - Portugal e Presidente da APP - Associação dos Portos de Portugal. Pesquisador do Centro de Estudos em Gestão da Escola de Economia e Gestão – Lisboa (Portugal). Publicou diversos livros e artigos científicos em periódicos qualificados sobre gestão e desempenho portuário.

 

José Augusto de Jesus Felício

 

José Augusto de Jesus Felício - Doutor em Gestão (PhD). Professor do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa (ISEG/UL), nos programas de licenciatura em Gestão, Pós-graduação e Doutoramento. Presidente do Centro de Estudos de Gestão do Instituto Superior de Economia e Gestão (UL). Director científico dos cursos de pós-graduação em Shipping and Ports Management (SPM), Retail Management and Logístics (RML), Gestão Autárquica (GA) do ISEG/UL e Doutoramento em Gestão. Autor e co-autor de livros sobre gestão e shipping and ports, com diversos textos sobre portos e transporte marítimo, publicados em revistas profissionais. Investigador com trabalho científico publicado em revistas internacionais de elevado factor de impacte nas áreas de gestão estratégica, empreendedorismo, marketing e na área marítimo-portuária.

 

RODRIGO OTAVIANO VILAÇA

 

Rodrigo Otaviano Vilaça - É formado em Administração de Empresas (Faculdades Metropolitanas Unidas de São Paulo, Brasil) e tem MBA em Gestão Empresarial (Fundação Getúlio Vargas FGV-SP, Brasil). Cursos de Especialização: Gestão Rural, Materiais, Supply Chain, Procurement e Trading, Logística, Transporte, Logística Empresarial e Ferroviária (Bélgica). Cursos de desenvolvimento profissional, com ênfase na "Comunicação e Negociação" em Logística, E-business e Sucessão Familiar. Rodrigo esteve durante 11 (onze) anos a frente da ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários) e hoje atua como Diretor Executivo da ANPTrilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos); Vice-presidente de Relações Institucionais da Abralog (Associação Brasileira de Logística); Presidente da Seção Ferroviária da Confederação Nacional do Transporte - CNT; e Sócio Diretor da empresa RV Soluções Logísticas.

 

Fernando Antônio Correia Serra

 

Fernando Antônio Correia Serra - Mestre em Administração de Empresas pela UniMonte, Santos-SP, Engenheiro Mecânico pela Universidade de Brasília - UnB, Advogado pelo UniCEUB, Brasília-DF. Especializações em Informática e Gestão de TI. Especialista em Regulação de Serviços de Transportes Aquaviários, exercendo o cargo de Gerente de Estatística e Avaliação de Desempenho Portuário da Superintendência de Desempenho, Desenvolvimento e Sustentabilidade – SDS, da ANTAQ. Com atuação na ANTAQ, no setor aquaviário desde 2010, desenvolve ações relacionadas a Portos Públicos, Terminais de Uso Privativo, navegações marítimas, de apoio e interior, bem como desenvolvimento de diversos estudos técnicos, econômico-financeiros e de planejamento. É responsável pela coleta, manutenção e publicação dos dados estatísticos de movimentação portuária e de terminais privados brasileiros (Sistema de Desempenho Portuário), publicações do Anuário Estatístico da ANTAQ e Boletins Portuários Trimestrais. Participa de grupos de trabalhos voltados para modernização e estímulo ao setor aquaviário, tais como o Pró-Cabotagem, CNAP, Conaportos, GT Náutico, dentre outros.

 

Rogério de Abreu Menescal

 

Rogério de Abreu Menescal - Possui Doutorado em Recursos Hídricos, Mestrado em Geotecnia pela Universidade de Brasília e Graduação em Engenharia Civil na Universidade Federal do Ceará. É membro do Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB), Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), Association of State Dam Safety Officials (ASDSO), Associação Brasileira de Mecânica dos Solos (ABMS), British Dam Society (BDS), Canadian Dam Association (CDA), Australian National Committee on Large Dams (ANCOLD), International Committee of Large Dams (ICOLD). Atualmente é Superintendente de Desempenho, Desenvolvimento e Sustentabilidade da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Exerceu os cargos de Superintendente de Navegação Marítima, Diretor do Departamento de Infraestrutura Portuária, Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Portuário na Secretaria de Portos da Presidência da República. Atuou no Banco Mundial (BIRD); Agência Nacional de Águas (ANA); Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL); Ministério da Integração Nacional; Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará– COGERH; Aguasolos Consultoria de Engenharia Ltda; Universidade Federal do Ceará/ Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental; Universidade de Brasília/ Pós Graduação em Geotecnia.

 

Jean Paulo Castro e Silva

 

Jean Paulo Castro e Silva - Formação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia, com MBA em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM - e diversos treinamentos em desenvolvimento gerencial, em áreas como: liderança e coaching, finanças, comunicações, gerência da qualidade e gerência de projetos. Diretor do Departamento de Gestão e Logística Portuárias da Secretaria de Portos da Presidência da República, atuando na liderança do projeto de modernização da gestão nas administrações portuárias (Cias. Docas Federais) e na governança e gestão dos principais sistemas portuários do Brasil, tais como: Porto Sem Papel, Portolog e Infraport, dentre outras atribuições. Presidente do Conselho de Autoridade Portuária do Porto de Santos CAP, representando a Secretaria de Portos.

 

Manuel Jorge Galán Losada

 

Manuel Jorge Galán Losada - Estudios Empresariales en la Escuela Universitaria de Estudios Empresariales de Barcelona. Master en Dirección de Marketing por la Escuela de Administración de Empresas (EAE). Técnico Contable por la Escuela de Administración de Empresas (EAE). Técnico Superior en Dirección de Compras y Gestión de Almacenes por la Asociación de Responsables de Compras de España (AERCE). Desde el año 1980 en el que inició su carrera profesional en el Port de Barcelona, ha desempeñado diferentes cargos en los departamentos de Secretaría General y Económico Financiero. Fue Director de Compras durante 12 años para posteriormente pasar a colaborar como Adjunto al Director del Servicio de Atención al Cliente. Commercial and Marketing Manager del departamento Comercial con especialización en los tráficos de productos perecederos (reefer), café y cacao. Así como coordinador y responsable de la participación del Port de Barcelona en las Ferias Comerciales. Actualmente y desde hace 5 años desempeña el cargo de Director de Promoción de la Comunidad Portuaria, dentro del departamento de Presidencia del Port de Barcelona. Es el responsable de la Coordinación de las Misiones Comerciales del Port de Barcelona, así como del Consejo Rector para la Promoción de la Comunidad Portuaria. Es el representante del Port de Barcelona en la Federación Española del Café y miembro del Logistics Committee de la European Coffe Federation.

 

MARIO POVIA

 

Mario Povia - É formado em Direito pela Universidade Paulista e em Engenharia Operacional Elétrica pelo Mackenzie. Cursou extensão universitária como Bacharel em Administração de Empresas e especialização em Direito Processual, ambos pelo Mackenzie. Possui MBA em Regulação de Serviços Públicos pela Fundação Getúlio Vargas. Ingressou na Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ em janeiro de 2006, na função de Especialista em Regulação, tendo atuado na Gerência de Portos Públicos – GPP e na Gerência de Fiscalização Portuária – GFP.  Foi Assessor da Superintendência de Portos – SPO, Assessor Técnico da Diretoria de Regulação, Superintendente Substituto de Fiscalização e Coordenação das Unidades Regionais – SFA e Superintendente de Portos da ANTAQ. Foi Presidente do Conselho de Autoridade Portuária – CAP, do Porto de São Sebastião. Exerceu o cargo de Diretor Interino da ANTAQ de dezembro de 2012 até a data de sua nomeação para Diretor-Geral da ANTAQ. Mario Povia recebeu aprovação da Comissão de Serviços de Infraestrutura e do Plenário do Senado Federal.  Foi nomeado pela Senhora Presidenta da República em 05 de maio de 2014. Seu mandato vai até 18 de fevereiro de 2016.

 

Pedro Lopes

 

Pedro José de Oliveira Lopes - Graduado em Jornalismo. Atuou como Auditor da Receita Estadual de SC e na área esportiva, tendo exercido vários cargos diretivos de destaque estadual e nacional. Empresário no ramo de transporte. Atualmente Preside a FETRANCESC - Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina; Também é Presidente do Conselho Regional do Sest Senat de Santa Catarina; Vice-presidente da Seção de Cargas da Confederação Nacional do Transporte (CNT); e, Vice-presidente de Política Institucional da Associação Brasileira de Transportadores de Cargas – ABTC.

 

Patrício Júnior

 

Patrício Júnior - Presidente do Porto Itapoá, localizado em Santa Catarina, Sul do Brasil. Patrício é Oficial de Marinha Mercante por formação – turma de 1983 – e há mais de 30 anos atua no mercado marítimo e de logística internacional. Iniciou sua vida profissional na tripulação de navios do armador brasileiro Aliança Navegação, onde ficou até 1995. De lá pra cá, teve sua carreira focada na implantação, consolidação e administração de terminais portuários mundo afora. Foi Gerente de Operações da Sealand no interior do Estado de São Paulo. Após aquisição desta pelo Grupo APMoller-Maersk, passou a gerenciar as operações da Maersk-Sealand em São Paulo. Em 2002 foi convidado pelo Grupo APM a implantar o Ceará Terminal Operator (CTO), em Pecém, no Nordeste Brasileiro. Após 3 anos de consolidação do Terminal, foi chamado pelo Grupo APM para executar a transição do recém adquirido Terminal de Contêiner de Aqaba, na Jordânia, como CEO, onde criou um verdadeiro case de sucesso, entre os terminais da APM Terminals no mundo. Aqaba, com sua gestão, se tornou um dos principais terminais de contêineres do Oriente Médio. A partir de 2007, torna-se o Diretor Comercial da APM Terminals para Caribe e América do Sul, sediado no Panamá. Em 2010, um novo e importante desafio em sua carreira: implantar o mais novo terminal portuário da América Latina, o Porto Itapoá. Inicialmente atuou como Chief Commercial Officer – CCO, e em 2011 assume como CEO e Presidente, posição que ocupa no momento. Atualmente Patrício também é Vice-Presidente a ATP – Associação dos Terminais Portuários Privados, além de fazer parte de Conselhos de Empresas e Organismos no Brasil e no Exterior. Além de Oficial de Marinha Mercante, Patrício Junior possui MBA em Administração Portuária pela Lloyds Business Academy e Universidade de São Paulo – USP, e Formação de Executivos, pelo IMD Business School, na Suíça.

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